Mostrando postagens com marcador G.B.F.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador G.B.F.. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de julho de 2014


A tempos que tento assistir a ''G.B.F.'' e não conseguia por motivos de: só tinha uma legenda na internet e era horrível, de verdade, porém, agora disponibilizaram o filme completo online com legenda boa, e eu corri pra conferir. Me surpreendi totalmente com tudo visto e foi bastante diferente do que eu imaginava, e digo isso positivamente. Inicialmente tomei iniciativa de assistir pela presença da Sasha Pieterse, adoro seu trabalho na série Pretty Little Liars então tinha que conferir a sua nova produção, e não me arrependi, definitivamente. 

A trama é simplória e gira em torno de três garotas populares atrás da nova sensação do momento: ter um G.B.F. ou Gay Best Friend, e quado descobrem que Tanner é homossexual logo correm atrás dele numa engraçada disputa  para se tornam mais populares ainda, mas isso é só o começo. Não se deixe enganar pelo pôster ou pela sinopse, o filme é muito mais que isso, e traz um incrível trabalho no que se propôs a fazer: divertir.


Logo no começo, pensei ser só mais uma história de comédia, mas quando vi a cena das três bitches da escola sendo apresentadas com direito a ventos no cabelo, caras e bocas, com seus seguidores, desfilando pelos corredores, senti um ar diferente na produção, se estendendo até o final, e eu amei isso. O humor é afiado e cheio de referências pop, para quem não as conhece ficará meio por fora em alguns momentos, mas para os que conhece a risada é garantida, e é impressionante como elas não soam forçadas para encaixar na situação. Tem citações de ''Meninas Malvadas'' a Britney Spears!

O que cativa principalmente é sua leveza no retratamento das situações. A questão da homossexualidade é apresentada, mostrando algumas dificuldades vividas pelos personagens, mas sempre retratadas com bom humor, sem se tornar um drama chato e cansativo, como se vê em muitos filmes do gênero. É encantador ver também os pais já terem conhecimento da opção sexual dos filhos e não repudia-los, na verdade bem o contrário, ajudando e apoiando eles, como deveria ser na realidade e como é visto no longa. Críticas notórias a sociedade são vistas, como o preconceito em todas as formas, a futilidade da sociedade atual, entre outas, mas não tão focadas, apenas mostradas indiretamente ou em conversas, compreensível já que o foco não está nelas, mas se mais ressaltadas seria interessante.



Me incomodei um pouco com a atuação do personagem principal Tanner, fraco em alguns momentos, mas compensando no restando, assim como outros do elenco. Isso não chega a atrapalhar muito devido carisma e boas atuações do resto de atores (Sasha Pieterse, Andrea Bowen e Xosha Roquemore dão um show), impedindo que isso se sobressaia.

No final, o saldo é bastante positivo e ouso dizer, se tornou um dos melhores filmes do ano para mim. Adoro filmes com propostas simples mas bem executadas, além de não querer ser maior que as próprias pernas. Claro, não é um longa que mudará sua vida (ou não quem sabe), mas diverte MUITO, e trás a tona questões boas a serem pensadas e discutidas. Infelizmente o filme ainda não foi lançado no Brasil, e não possui data para isso, um grande erro, tendo em vista a qualidade do mesmo, e a quantidade de filmes ruins sendo lançados constantemente, enquanto outros como esse são deixados de lado injustamente. 


NOTA: 4/5

Crítica: G.B.F. (2013)